domingo, 20 de setembro de 2020

"o direito de ser quem somos"


Na companhia da amiga (e pré-candidata) Ariana Rumstain¹, realizamos a segunda edição do sarau "com os dentes na esquina". Além das muitas poesias compartilhadas, a questão cultural foi bastante discutida na ocasião. Abaixo, a Ariana fala um pouquinho sobre a importância da cultura em nossas vidas:
“Cultura, no sentido antropológico, é essa dimensão da vida cotidiana, as convenções e sistemas simbólicos que partilhamos, tudo o que produzimos, material e imaterialmente, é sensibilidade, é consciência, é coesão e identidade, é encontro, é resistência! Importante lembrar também que diante de tamanhas atrocidades cometidas pelo governo federal, da promoção da violência, da eliminação da diversidade, da justiça seletiva e do desrespeito que condena as populações indígenas, periféricas, pretas deste país, a cultura deve ser entendida como um direito humano, o direito de ser quem somos, como somos, e de existir.”
___
¹Ariana Rumstain nasceu em São Bernardo do Campo e é moradora do bairro Jordanópolis. Mãe da Rosa e do Sebastião, é também servidora pública da Secretaria de Cultura, membro fundadora da organização social tero transformação e convergência social, militante e pré-candidata do PT.


Sem comentários:

Enviar um comentário